quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estudantes despediram-se da mostra Horácio Schneider de ciência e cultura

A aplicação prática de muitas teorias conhecidas surpreendeu os visitantes

Compreendendo a ótica e eletricidade  
Aliar a teoria estudada em sala de aula às aplicações práticas das leis da física e de outras ciências no nosso dia a dia foi uma experiência marcante para os estudantes que frequentaram os dois dias da mostra Horácio Schneider de ciência e cultura, na escola municipal Guajarina Menezes Silva.

Durante toda a programação os estudantes revezaram-se entre as oficinas, exposições e palestras que funcionaram como aula extraclasse, permitindo aos alunos de diferentes faixas etárias, a visualização dos conteúdos das disciplinas ministradas em sala de aula em forma de experiências práticas. Num exemplo dessa proposta, no museu interativo da física e no núcleo de astronomia, acadêmicos do curso de física da UFPA fizeram demonstrações de como as pesquisas de inventores como Thomas Edison e teóricos como Keppler, nomes conhecidos do público estudantil, influenciaram a sociedade atual.

Para o geógrafo Fernando, professor da rede estadual de ensino, a mostra veio somar no processo de ensino aprendizagem do município. “É fundamental num evento como esse o aluno conseguir relacionar a teoria com a prática; uma coisa é você ouvir o professor falar, outra coisa é o aluno ver o que o professor fala sendo praticado” – disse o educador.

Planetário Móvel do centro de ciências e planetário da UEPA
foi o mais procurado na mostra.
Palestras sobre meio ambiente e proteção à saúde também foram temas bastante procurado pelo grande público, mas a maior atração do evento foi mesmo o planetário móvel, que apresentou aos alunos a simulação de uma viagem à via láctea, explorando os planetas do nosso sistema solar. Esse “passeio” pelo espaço causou um verdadeiro frisson entre os alunos. Para se ter uma ideia do sucesso do planetário móvel, os alunos chegaram até a confeccionar senhas para burlar a organização, o que logo foi descoberto, afinal de contas era a estreia do planetário na mostra, e ninguém queria perder essa viagem interplanetária.

Uma das privilegiadas nessa viagem foi a adolescente Andresa Pinheiro. “Achei lindo demais, fascinante. Uma boa pra quem nunca teve a oportunidade de ir no planetário em Belém” – descreveu a eufórica estudante da oitava série.

São João de Pirabas foi a quinta cidade a receber a edição da mostra itinerante em 2014. “Essa troca de informação que estamos trazendo e também trocando com os alunos e as pessoas que visitam a mostra está sendo muito boa, vendo que realmente há a necessidade de sair de sala de aula e trazer para uma coisa mais prática a física, a química, a biologia para atrair a curiosidade das crianças” – enfatizou a assessora da SECTI, Madalena Costa.

A coordenação do evento, realizado pela secretaria de estado de ciência, tecnologia e inovação - SECTI, diz ter atingido a meta com a participação de 5 mil visitantes entre comunidade e estudantes de todas as escolas da sede e do interior do município.

Maracanã, Bragança, Irituia, Marabá e Redenção serão os próximos municípios a receber a mostra itinerante Horácio Schneider de ciência e cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.